Deputado pede tratamento isonômico aos profissionais de saúde celetistas do IGESDF

1636

Jorge Vianna fez pedido ao presidente do IGESDF, em ocasião do evento de integração dos 120 novos profissionais de saúde contratados pelo instituto, para atuar em unidades de saúde do DF

Por Kleber Karpov

Na manhã de quarta-feira (26), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), participou da solenidade de integração de 120 novos profissionais contratados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). Desde fevereiro, a entidade realiza a gestão dos hospitais de Base do DF (HBDF), Regional de Santa Maria (HRSM) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sob gestão do IGESDF.

Na ocasião do evento, no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Vianna ratificou, a atuação política em defesa dos trabalhadores. O parlamentar aproveitou a ocasião para pedir ao presidente do IGESDF, Francisco Araújo, tratamento isonômico aos profissionais de saúde do Instituto, por serem contratados pelo regime celetista.

Vianna afirmou, que pretende pedir ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a extensão das folgas compensatórias – benefício que permite aos trabalhadores que trabalham durante os feriados, a retirar um dia de folga – a todos os servidores públicos. Atualmente, apenas aos servidores da carreira de Assistência Pública à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) estão amparados com esse direito.

Em seguida, o deputado se antecipou e pediu ao presidente do IGESDF que conceda as folgas compensatórias aos profissionais contratados pelo instituto. “Eu quero pedir que esses trabalhadores que entram [no IGESDF] juntos com os outros que lá estão, que tenham direito a folga compensatória”.

Confira a fala do deputado