Deputado Jorge Vianna faz pesquisa de opinião sobre o projeto do Passe Livre Estudantil na Rodoviária do Plano Piloto

Por Evely Leão

Após o Projeto do Passe Livre Estudantil ter chegado à Câmara Legislativa, na última sexta-feira (08/02), o deputado Distrital Jorge Vianna decidiu ir às ruas para saber a opinião do usuário de transporte público, bem como dos estudantes do DF a respeito do projeto do Passe Livre Estudantil (PLE) proposto pelo governador Ibaneis Rocha.

O deputado, juntamente com sua equipe do gabinete, passou a manhã inteira aplicando o questionário na Rodoviária do Plano Piloto sobre o PLE, conversou com estudantes, pais de alunos e usuários do transporte público de forma geral. O PL do Passe Livre que chegou à Câmara prevê gratuidade 100% para alunos de escolas e faculdades públicas, limitação de viagens mensais e gratuidade para alunos de escola privada com renda mensal inferior a quatro salários mínimos.

Muitos nem sabiam do que se trata o PL, outros se mostraram contrários à ideia de reformular o projeto que, segundo eles, funciona muito bem da forma que está. Já outras pessoas acham que deve existir uma limitação e controle do uso, que o passe livre precisa ter fiscalização e que deve ser concedido somente aos estudantes de famílias que realmente precisam.

Pesquisa

Na pesquisa foi questionada sobre as pessoas serem favoráveis ou contrários a alteração da política de passe livre proposta pelo governo, que prevê gratuidade de 100% para alunos de escolas e faculdades públicas, limitação de viagens mensais, gratuitidade para alunos de escolas privadas com renda familiar mensal inferior a quatro salários mínimos.

Do total de 209 participantes, 57,9% (121) votaram favoráveis, outras 40,7% (85) votaram contrários e apenas 1,4% (3) foram indiferentes, as mudanças propostas pelo governo.

As três principiais cidades de origem, dentre os entrevistados na Rodoviária do Plano Piloto, foram Ceilândia (12%), Paranoá (11%) e Planaltina (10%).

Confira o vídeo da pesquisa feita na Rodoviária do Plano aqui.

 

Compartilhar

Veja também

Leia também