Conhecendo o Parlamento: Jorge Vianna preside sessão ordinária em que estudantes são deputados por um dia

Saúde, segurança, trânsito, meio ambiente, diversidade social foram alguns dos segmentos com projetos de leis apresentados pelos deputados mirins

Por Kleber Karpov

Na manhã desta terça-feira (4), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), realizou a sessão ordinária na Câmara Legislativa do DF (CLDF), do projeto Conhecendo o Parlamento. Nela, cerca de 40 alunos do 7º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria, acompanharam a dinâmica do funcionamento da Casa. Do total, 24 estudantes representaram papeis de deputados distritais e apresentaram 37 proposições de projetos de lei, votados em plenário.

Deputada durante sessão ordinária na CLDF – Foto: Wilter Moreira

Dentro os projetos de leis, os deputados mirins apresentaram projetos polêmicos, além de demostrarem preocupações com temas em comum. Dentre as proposições, se destacaram: a redução de superbactérias e redução de mortes em hospitais, disponibilidade de enfermeiros nas escolas, liberação do aborto, incentivar a doação de sangue, amamentação em locais públicos.

Outras proposições também abordaram a necessidade de segurança pública nas escolas e no trânsito, melhoria da qualidade de vida com exercícios físicos, patrocínio de atletas mirins, direito a casa própria, redução de descartes de resíduos poluentes, combate a xenofobia, uso de presidiários em obras públicas, proteção à comunidade LGBT, geração de energia alternativa em áreas rurais, prevenção do feminicídio.

Deputada durante sessão ordinária na CLDF – Foto: Wilter Moreira

Dos 37 projetos de leis apresentados, 30 foram aprovados e outros sete rejeitados, com votações em processos nominais, quóruns de maioria absoluta.

Jorge Vianna, se surpreendeu com o nível dos projetos apresentados e, segundo o parlamentar, os PLs dos estudantes devem ser apreciados pela equipe técnica do gabinete e, alguns convertidos em projetos de lei, a serem protocolados na CLDF.

Confira as fotos no Flickr

Programa Conhecendo o Parlamento

Compartilhar

Veja também

Leia também