Distrital lembra inovação do GDF em estender atendimento de diversas UBS até às 22 horas, que precisam ter garantia de segurança pública ou privada
Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), se manifestou na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Legislativa do DF (CLDF), sobre um tiroteio, que ocorrera há poucas horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Administrativa Estrutural. O distrital manifestou alívio, pois não houve feridos, e apontou a necessidade de se garantir a presença de policiamento ou segurança privada, em unidades de saúde, sobretudo aquelas com horários estendidos de atendimentos.
Ao abordar o caso do tiroteio, Vianna observou que no local, marcas deixadas pelos projéteis, foram encontradas em paredes, pisos e mobiliários. O deputado se mostrou aliviado pois “graças a Deus, ninguém foi atingido”.
Vianna lembrou ainda, a ampliação por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) que ampliou, para até as 22 horas, o atendimento de diversas UBS no DF. Muitas, segundo o parlamentar, situadas em locais perigosos. Na ocasião, o deputado pediu ao governo, que garanta a presença de policiamento ou de seguranças privados nessas unidades de saúde.
“Eu peço aos líderes que representam o governo ou o próprio governo, a secretaria de Saúde, que façam uma avaliação criteriosa nessas unidades que estejam aberta até as 22 horas e que consigam colocar a segurança pública ou privada. Tem muitas unidades que tem apenas um vigilante. Peço a gentileza ao Estado observe para que a gente não use essa tribuna para falar que houve morte porque não teve segurança pública.”, alertou Vianna.