Deputado pondera que equipamento pode servir de foco de transmissão do coronavírus
Por Kleber Karpov
Durante a discussão do Projeto de Lei (PL), o Projeto de Lei (PL) 1019/2020, que reduz a alíquota de 18% para 7% do do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), pediu a suspensão, temporária, do ponto eletrônico. Para o deputado, a utilização do dispositivo, pode servir como fator de disseminação do o coronavírus (Covid-19), nas unidades de saúde.
Com os primeiros casos registrados de disseminação de transmissão comunitária, em que não é possível identificar a origem do contágio, Vianna chamou atenção para a alta taxa de transmissibilidade do Covid-19. Isso por poder ser transmitido pelo ar, e ainda por contato direto ou indireto.
Na avaliação do deputado, realizar ao registrar o ponto eletrônico, em hospitais e demais unidades de saúde, algo que pode acorrer por várias vezes ao longo do dia, o equipamento do ponto-eletrônico pode se tornar um foco de disseminação do covid-19.
“A gente está falando que não pode se tocar, se cumprimentar, mas temos nos hospitais, das Secretaria de Saúde, o ponto eletrônico, ninguém falou nisso. Eu sugiro ao governador, suspender o ponto eletrônico na Secretaria de Saúde, e que esse controle seja feito, rigorosamente, pela chefia. Se você está colocando o dedo, no ponto eletrônico, quantas pessoas passam por ali? Então ali, com certeza, pode ser um foco de contaminação. Que sejamos realmente inteligentes. A minha sugestão é que suspensa o ponto eletrônico até que passe toda essa turbulência que estamos sofrendo.” ressaltou Vianna.
Anchietinha
Vianna também utilizou o espaço para sugerir ao GDF, a utilização do Anchietinha, locação em que funcionava o antigo Hospital Anchieta, na Região Administrativa (RA) Taguatinga, para realizar atendimento a pessoas infectadas pelo covid-19.
Contaminação no DF
De acordo com o Informe sobre a doença pelo Coronavírus (COVID-2019) Distrito Federal, 15/03/2020 da SES-DF, o DF tem 14 casos confirmados, 158 casos em investigação e 84 descartados.
Vianna solicitou que um servidor da CLDF, faça parte da equipe do GDF para manter a Casa atualizada em relação aos casos de Covid-19.