Convocação de servidores concursados, isonomia dos servidores de nível superior, duas férias anuais dos técnicos em laboratório e passagens gratuitas de profissionais de saúde fazem parte das demandas
Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), se reuniu nesta terça-feira (23/Jun), com o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Francisco Araújo, para tratar de demandas dos servidores da Saúde do DF. Dentre os temas abordados, estão as férias de 20 dias aos técnicos em Laboratório, a isonomia dos servidores de nível superior, o passe livre dos trabalhadores da saúde e ainda a convocação de enfermeiros concursados.
Convocação de enfermeiros
Segundo Vianna, o secretário se comprometeu a realizar a convocação dos enfermeiros concursados, em substituição aos contratos temporários.
Técnicos em Laboratório
O deputado explicou que Araújo se comprometeu a rever a suspensão das duas férias anuais, dos técnicos em Laboratório.
Isonomia do nível superior
Vianna informou que o secretário pediu ao deputado, para realizar em parceria, um plano de isonomia salarial dos servidores da SES-DF, de nível superior, a ser apresentado ao governo. Sugestão essa, que vai de encontro ao pedido do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que o parlamentar ajudasse a construir tal plano de carreiras.
Gratuidade das passagens
Vianna pediu ao secretário, a extensão da gratuidade do passe livre, a todos os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente, durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Inclusive, aos profissionais terceirizados que atuam na segurança e na limpeza, das unidades de saúde do DF. De acordo com o deputado, o secretário se comprometeu a passar a demanda para análise de equipe técnica, de modo a avaliar tal possibilidade.
Avaliação
De acordo com o deputado, a reunião foi positiva, uma vez que Araújo sinalizou positivamente, em relação a atender as reivindicações levadas pelo parlamentar.
“o secretário de saúde, Francisco Araújo foi bastante receptivo e sinalizou que deve implementar todas demandas que levei para ele e que dependam exclusivamente da Secretaria de Saúde, bem como encaminhar as demais, junto aos respectivos órgãos para ver se conseguimos implementá-las .”, disse Vianna.