Deputado lembra da importância de contratação dos agentes de saúde para atuar na atenção primária, no combate ao coronavírus além de controlar surtos de dengue no DF
Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), elogiou o anúncio, por parte da Secretara de Estado de Economia do DF, a autorização da realização de concurso público para o preenchimento de 815 cargos de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e 100 de Agente Comunitário de Saúde (ACS). Vianna, foi responsável por destinar R$ 7,2 milhões, na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2020, para a contratação de 100 ACS e 100 AVAS.
O anúncio por parte da Secretaria de Economia ocorreu a partir da publicação de das portarias nº 242 e nº 243, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (30). Os cargos compõem a Carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde do Distrito Federal.
Para Vianna, o governo sinaliza, positivamente, com a realização do concurso, dado o momento que o DF, enfrenta, de lidar com a pandemia do coronavírus (Covid-19). “Estamos passando por um momento, extremamente crítico, com crescimento vertiginoso do número de casos confirmados e de óbitos pelo Covid-19. E a Secretaria de Saúde receber esses 915 agentes, deve ajudar e muito, para combater, lá na ponta, no Estratégia Saúde da Família, a disseminação da contaminação da população, não só em relação ao coronavírus, mas também, da prevenção e combate a dengue, que nesse ano, já chegamos a quase 40 mil casos confirmados.”, disse Vianna.