Nesta quinta-feira (10), foi aprovado o PLC 151/2015, que regulamenta a profissão de podólogo – especialista da área de saúde que cuida dos pés. Notícia muito aguardada pelos profissionais da área, que ansiavam pela aprovação há quase 20 anos.
Pelo texto, passam a ser condições para o exercício da profissão, possuir diploma de nível superior com grau tecnológico em Podologia, e ter diploma de nível médio com formação de técnico em Podologia.
Fica assegurado ainda, que podem atuar como técnicos os profissionais habilitados de acordo com a atual legislação e que já trabalham na área há mais de cinco anos, como pedicuros e calistas.
O Senado acatou o projeto na forma de substitutivo, ou seja, com algumas alterações. Portanto, agora, ele retorna à Câmara dos Deputados.
Em defesa à Regulamentação
O texto, de autoria do ex-deputado José Mentor, recebeu apoio do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), que apresentou ao conhecimento de muitos, a importância da profissão. No ano passado, o deputado fez uma moção em apoio político ao PLC, que estava tramitando no Senado.