Foi sancionada na manhã desta terça-feira, 22/10, a Lei do Reajuste dos Técnicos em Enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A cerimônia de assinatura contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), que atuou como principal articulador da proposta.
Vianna, que é enfermeiro e técnico em enfermagem, celebrou a sanção como um marco na valorização da categoria, destacando a importância do novo plano de carreira. “Hoje, pela manhã, estive com o governador Ibaneis Rocha para assinar a sanção da lei. O momento foi emocionante, pois pela primeira vez em mais de 20 anos, conseguimos fazer uma mudança tão radical para a categoria. Um plano de carreira inédito no Brasil para técnicos, uma redução de tempo da tabela salarial de 25 anos para 18 e um reajuste de 15%. Isso torna o Ibaneis o melhor governador para os técnicos em enfermagem da SES”, afirmou Vianna.
A lei sancionada representa uma conquista histórica para os técnicos em enfermagem, trazendo avanços como a redução do tempo de progressão na tabela salarial de 25 para 18 anos e um reajuste de 15%, que será implementado em três parcelas. Segundo Jorge Vianna, essa medida representa uma valorização real para a categoria, que há décadas aguardava por uma mudança dessa magnitude.
Reconhecimento aos parceiros e ao Governo
Durante a cerimônia, o deputado também ressaltou o papel fundamental do governador Ibaneis Rocha e da equipe de governo para que o projeto se tornasse realidade. “Reconheço todos os esforços dele e de todos do governo. Se eu saísse hoje da vida pública, sairia com o sentimento de missão cumprida com minha categoria, pois eu estava em débito com eles.”, destacou Vianna.
O deputado também agradeceu ao SINDATE, sindicato que representa os técnicos em enfermagem, pela mobilização e pela força nas negociações. “Obrigado ao meu sindicato forte, SINDATE, que mostrou competência e garra no momento certo. Estamos juntos mais ainda!”, completou.
Próximos passos na valorização dos servidores
A sanção da lei não encerra a jornada de Jorge Vianna em defesa dos profissionais de saúde. Em suas palavras, ele reforça o compromisso de continuar trabalhando em prol de outras categorias que também precisam de atenção e melhorias nas suas condições de trabalho. “Bora trabalhar… tem mais categorias para ajudar”, afirmou o deputado, já projetando novas ações para a valorização de outros servidores do Distrito Federal.